Lixo que não é lixo





Programas Ambientais

Para gerar maior qualidade de vida, criar empregos, aumentar o tempo de uso dos aterros sanitários e contribuir com o meio ambiente de forma geral, a Prefeitura de Curitiba desenvolve programas voltados à reciclagem, coleta de lixo seletiva e conscientização ambiental. A partir de 1989, vários programas, direcionados para a questão dos resíduos sólidos foram implantados com muito sucesso devido ao engajamento da população.

O Programa “Lixo que não é lixo”, implantado em outubro de l989, e que teve como símbolo a Família Folhas, constitui-se num marco de envolvimento da comunidade na separação prévia dos materiais recicláveis para serem encaminhados para a reciclagem. O “Lixo que não é lixo” é um programa de coleta seletiva e reciclagem dos resíduos domésticos, com o objetivo de resolver parte dos problemas de resíduos sólidos na cidade. Nele, a população fica responsável por separar o lixo orgânico do reciclável em suas próprias casas e cada resíduo tem um dia específico para ser recolhido. A população acaba contribuindo com o meio ambiente em suas próprias casas e assim, colaborando com a natureza, além de melhorar a qualidade de vida na cidade. O programa também economiza energia e reaproveita materiais, economizando matéria-prima, pois materiais como papel, alumínio e vidro podem ser reciclados e reaproveitados, evitando desperdícios.

“Compra do Lixo” é um projeto também criado em 1989. A prefeitura fornece caçambas em regiões de difícil acesso aos caminhões de coleta da limpeza pública. Os moradores dessas regiões são responsáveis por depositar os resíduos nas caçambas. Cada saco de lixo com aproximadamente 8kg a 10kg é trocado por uma cesta de alimentos. Além disso, a prefeitura repassa à associação de moradores cerca de 10% do valor correspondente ao total de sacos de lixo coletados. O valor convertido deve ser usado para melhorias na região.

O “Câmbio Verde” foi criado em 1991 e é voltado para famílias carentes. O projeto consiste em trocar material reciclável por alimentos hortifrutigranjeiros, contribuindo assim com o meio ambiente e melhorando a qualidade alimentar da população. Também ajuda os pequenos produtores rurais no escoamento da sua produção, ao mesmo tempo em que educa os indivíduos para práticas ambientais corretas.

O programa “Plantio de Flores e Árvores” une setores da sociedade como escolas, entidades filantrópicas, empresas e a comunidade em geral que realizam plantios de árvores, arbustos e flores em áreas degradadas de Curitiba. O objetivo é recuperar as áreas desmatadas ou degradadas, com benefícios diretos na qualidade de vida da população.

A ação “Separando Juntos na UFPR”, criada em 2002, é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Através do Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, busca-se na Educação Ambiental uma forma de conscientizar a comunidade universitária com relação aos resíduos gerados, incentivando a separação, reciclagem e desperdício. Além disso, o programa incentiva o desenvolvimento de pesquisas e projetos que têm como finalidade trazer novas formas e métodos para a destinação final e tratamento do lixo.

Ancorando a grande lista de ações ambientais, o “Cidade Limpa” é um programa que diariamente reúne um grupo de 40 agentes de Educação Ambiental. Eles percorrem bairros de Curitiba para orientar a população sobre os horários e dias da coleta, separação dos resíduos, a melhor forma de armazenamento e cuidados com o lixo. As visitas são sempre registradas e os monitores voltam aos locais para verificar se as normas estão sendo todas cumpridas, caso contrário multas podem ser aplicadas.

No Response to "Lixo que não é lixo"

Postar um comentário